sexta-feira, 7 de abril de 2017

Mais uma infâmia dos chapéus de poliestireno...

Boris..

Nada contra capacetes, muito pelo contrario! Tenho quatro em casa, um de cada tipo para cada ocasião. Tenho uma touca/capacete para o inverno, um capacete com viseira para os dias de chuva, um capacete fechado tipo BMX e um bem ventilado e leve para os dias mais quentes. E muitas vezes ando sem capacete mesmo. Passear no parque com as crianças ou andar calmamente pelo centro da cidade, são atividades que, na minha opinião dispensam grandes proteções.

Como mencionei no post anterior, falando da morte incidental de Mike Hall, atropelado por um carro durante uma prova ciclística, um chapéu de plastico dificilmente vai salvar tua vida quando um carro te atropelar por trás em alta velocidade. Mas por alguma razão, algumas pessoas acreditam tanto no poder magico que poliestireno-expandido exerce sobre a vida de um ciclista,que exigem o uso de capacete por ciclistas mesmo quando não estiverem andando de bicicleta (como se uma pessoa sem bicicleta pudesse ser considerada um ciclista!).

Como também disse no post anterior, a primeira pergunta que aparece quando um ciclista se acidenta é se ele estava usando capacete. O ápice deste comportamento insano pode ser demonstrado pelo tweet abaixo. Lance Armstron, famoso "infamoso" ciclista americano, prestando condolências a um outro colega ciclista Steve Tilford falecido esta semana, recebe como resposta a frase "USEM CAPACETE":


Steve Tilford morreu em um acidente de automóvel. O carro que ele conduzia bateu em uma carreta atravessada na pista, e logo, já fora do carro, foi atropelado por outro caminhão que também não viu a carreta a tempo. O motorista do caminhão também veio a falecer pelos ferimentos decorridos do incidente. Mas Tilford era um ciclista, então ele deveria estar usando um capacete!

Eu insisto, bicicletas são apenas marginalmente mais perigosas do que sapatos! O que realmente causa mortes no trânsito são automóveis! Se o mundo fosse um pouquinho mais sensato, as campanhas pelo capacete seriam assim:

1/2 (metade) dos ferimento graves na cabeça acontecem DENTRO dos automóveis. Se dirigir, use capacetes!
Note que a bicicleta da campanha não tem freios, o que deveria ser a primeira preocupação sensata, não a falta de um chapéu!

Alguns cartoons divertidos (prós e contras) que encontrei pela web...







... somente uma coisa a dizer com respeito a bicicletas: USEM "PACACETE"!

 Be safe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário