terça-feira, 10 de agosto de 2010

Shitclouds

Fico feliz em constatar que a grandíssima maioria está exata com relação aos wordclouds.



A nuvem 'A' traz o "Brasil" em primeiríssimo lugar, seguido de substantivos que não chagam a denotar nada de concreto ou específico, como "brasileiros" e "governo" mas que depois trás "vida", que infelizmente vem mais acompanhada da palavra "pública" (7 vezes, veja tagclouds no fim do post) do que das palavras "nossa" ou da expressão "dos brasileiros". Os primeiros verbos que aparecem são "vamos" e "fazer", que poderiam até se caracterizar como expressões de compromisso, mas como até agora não apareceu nada que realmente possa ser feito acho difícil de acreditar. Daí vem palavras como "povo", "deve", "porque", "todos", "pode", que poderiam até formar uma frase conjugada pelo Lula se a próxima palavra, a primeira palavra que, na minha opinião, realmente quer dizer alguma coisa de importante e que deveria ser repetidas muitíssimas vezes em qualquer discurso político sério, não denunciasse o seu interlocutor: "saúde". Daí vem mais um monte de coisa sem significado próprio: contra, nunca, estado, gente, milhões, quer, quero, cada, anos, pessoas, etc. Realmente precisamos colocar os óculos de leitura para encontrar palavras que tenham algum significado por si só: trabalho, democracia, desenvolvimento. Infelizmente palavras como "segurança", "oportunidades", "respeito", e "educação" ficam além de um terceiro plano - se você não a encontrou a "educação" eu entendo perfeitamente, suba, a partir do 'S' do "Brasil", passando por "social" e "quero".

A nuvem 'B', a preferida da maioria, também me pareceu a mais promissora. Não foge à regra, o "Brasil" vem em primeiro lugar, mas logo em seguida já temos o primeiro verbo, "ser", que não chega a se repetir na análise de expressões. Depois vemos termos já muito mais objetivos para um plano de ação como "políticas", "desenvolvimento", "acesso", "programas", "recursos", "sustentável", misturadas com algumas palavras sem muito peso como "política", "deve" e "nacional". Pode ser que minha opinião seja um pouco tendenciosa, mas vejo que este cloud já traz uma variedade muito maior de palavras com sentido próprio em primeiro plano. Indo para um segundo plano achamos a "educação", aparecendo de tamanho proporcional ao de palavras como "geração", "gestão", "social", "conhecimento", "participação", diversidade", "economia", e assim por diante. Claro, tem um monte de palavras sem sentido no meio de tudo isso mas sinto que a proporção é bem menor. E a coisa fica melhor analisando pares de palavras (tagcloud). Podemos ver que as expressões que mais aparecem são "programas sociais" (17 vezes), "políticas públicas" (12 vezes), "recursos naturais" (10 vezes), "recursos públicos" (8 vezes), "economia sustentável" (7 vezes), e assim por diante. Se eu tivesse disponibilizado o tagcloud para votação teríamos certamente 100% de acertos e, provavelmente, o mesmo veredito.

Por fim o 'C'. Fugindo à regra mas não às expectatívas, neste could o "Brasil" não está em primeiro lugar, o "governo" está. Se as palavras "políticas", "desenvolvimento" e "nacional", que descrevem com precisão o último cargo do candidato como se plano de governo fosse currículo, não foram capazes denunciar o dono do cloud, logo em segundo plano vem a denúncia final: "mulheres". Essa é a boa forma de fazer política no Brasil, vamos dirigir a propaganda diretamente aos grupos de eleitores que queremos conquistar (50% + alguns), como se os melhores atributos do candidato fosse, primeiro, ter tido um cargo de confiança no super popular governo de situação e segundo, ser portador de dois cromossomos 'X'. Que falta de criatividade! Só faltava agora falar que é amiga do presidente, e pasmem: este é o único cloud que aparece o nome do candidato, mas não em fonte maior do que o nome do próprio presidente! Voltando ao segundo plano de palavras temos que convir que encontramos palavras fortes como "fortalecimento", "educação", "saúde" e depois, num terceiro plano, seguimos com "segurança", "cultura", "defesa" (???), "crescimento", etc. No tagcloud, que também não disponibilizei, mas o faço agora, vemos boas expressões em destaque como "direitos humanos" (8 vezes), "políticas sociais" (7 vezes), e "desenvolvimento sustentável" (5 vezes), logo antes de abusar de mais um pouco de propaganda: "bolsa família" aparece 4 vezes no plano do PT.

A seguir disponibilizo os tagclouds que mencionei nas avaliações acima. Tagcloud é como um wordcloud, mas analisando a combinação de palavras. Neste, posicionando o mouse sobre as expressões, podemos ver quantas vezes eles aparecem e também trechos das frases.





Um comentário: