quinta-feira, 22 de julho de 2010

Se wordclouds desse chuva ia chover muita merda!

Alguém já leu os planos de governo de nossos presidenciáveis? Se é que podemos chamar alguns daqueles discursos demagógicos de planos de governo, porque teve nêgo que publicou e assinou plano sem nem ler e teve nêgo que nem se deu ao trabalho de fazer um plano, deu-lhe um copy/paste em um par de discursos e mandou ver. Não é a toa que 8 dos 9 pedidos de registro de candidatura à presidência e vice deste ano precisam ser refeitos por problemas burocráticos (vejam esta!). Bem, eu li alguns dos programas/textos e para facilitar a vida dos menos interessados resolvi jogar três deles num gerador de wordclouds.


Um wordcloud é uma forma bastante simplificada de avaliar um texto. Ele amontoa as palavras mais freqüentemente utilizadas em formato de uma nuvem caótica com o tamanho de fonte usado para cada palavra proporcional à quantidade de vezes que a palavra aparece no texto. Vale para ter uma idéia geral dos assuntos abordados e da ênfase com que cada assunto é tratado. Mostra também do vocabulário usado (complexidade) e a variedade de palavras. Pensei em fazer uma análise sobre cada um deles mas como seria impossível ser imparcial devido a algumas de minhas fortes convicções, então resolvi deixar isso a cargo dos leitores. MELHOR! Vamos fazer um jogo de ADIVINHE O CANDIDATO!

Coloco aqui os clouds A, B e C e peço para que cada um (com um pouquinho de tempo nas mãos) bata o olho nas imagens (clic para amplia-las ou baixa-las) e exponha sua opinião nos comentários. Entre Dilma, Serra e Marina, quem é quem? Faça seu chute, explique porque (ou não) e vote no pool ao lado. Vamos ver no que dá.







Semana que vem prometo fazer os meus comentários parciais e revelar o segredo.

12 comentários:

  1. Bom, fui o primeiro a votar e já justifico meu voto: o primeiro programa é bem genérico, nao me trouxe nenhuma certeza de quem poderia ser, embora tenha tido a impressao de que poderia ser de um candidato de oposicao (esta palavra consta ali) pouco disposto a bater de frente no governo atual: Serra. O segundo parece-me um programa que quer diversficar um pouco: fala em investimento, em ambiente, sustentável, etc... típico de um candidato que sabe que tem poucas chances de vencer e por isso só tem uma possibilidade: sair dos lugares comuns: Marina (sem falar que há algumas palavras de cunho "verde" no discurso). O terceiro enfoca um discurso típico da situacao (ampliacao, expansao), sem falar que cita expressamente o nome do nosso prethidente, bem como da candidata...
    Mas posso estar redondamente enganado...
    O problema da falta de discurso tem, claro, a ver com nossa cultura polítca... mas acho que também o nosso sistema político é responsável: trata-se de uma eleicao de tudo ou nada. Ou ganha-se ou perde-se. Os assentos no Senado e na Câmara tem pouquíssima relevância perto da disputa presidencial. Logo, ninguém está interessado em marcar posicao, conseguir um percentual razoável e, com isso, eventualmente poder formar uma coalizao de governo. Os candidatos têm necessariamente que falar para mais de 50% dos eleitores... e isso só se consegue, obviamente, sendo muito vago. Um sistema parlamentarista poderia mudar isso, na minha opiniao! Abs

    ResponderExcluir
  2. Muito bem posto Dr. Ivens (Quer dizer, Mestre, ou já é Doutor? Sei lá!). Você deu o seu pitaco mas não votou nos pools QUEM É QUEM NAS SHITCLOUDS e EM QUAL NUVEM VOCÊ VOTARIA PARA PRESIDENTE?(veja à direita dos CLOUDS). Manda ver... quero ver qual núvem venceria sem os preconceitos de nomes, situações, cores e posições. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. No pool quem é quem eu votei... no outro fiquei na dúvida: devo declarar meu voto (considerando o que suponho seja o meu/minha candidato(a)), ou devo simplesmente escolher a Shitcloud que mais me agrada?

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, ainda me aparece 0 votos nos dois pools.
    A idéia do segundo seria você votar no cloud que mais te agrada, partindo do princípio que, como você não sabe quem é quem, o cloud que mais te agrada é provavelmente o do teu candidato. Seria tendencioso você gostar mais do plano de governo de um mas votar no outro, certo?

    ResponderExcluir
  5. A nao ser que a gente admita (como implicitamente estamos fazendo) que programa de governo nao diz nada sobre o candidato! E que o jeito, infelizmente, é tentar se desdobrar e achar as diferencas nas entrelinhas...De qquer forma, votei na shitcloud cujas palavras mais me agradaram.

    ResponderExcluir
  6. Depois da chuva de papo de doutor bem informado, passo aqui só para dar os parabéns pela idéia! Muito interessante!

    Já votei... vamos aguardar os resultados agora!

    ResponderExcluir
  7. Já votei! Votei no shitclaud que mais me agrada, mesmo desconfiando não ser o shitclaud do candidato que pretendo votar na real. O que me chateia é ter praticamente a certeza de que quase todos os shitclauds não passam apenas de palavras vindo de candidatos que não tem a intenção nenhuma de cumprir com suas promessas de campanha.
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Nich, tá fácil hein? Tem umas palavrinhas que entregam cada um dos candidatos. Já votei nos 2 pools (primeirão!), agora quero saber qual o brinde do Rabuja!

    Abs

    Gibs

    ResponderExcluir
  9. Fique procurando palavras como; reforma, escolas, educacao e pequisa mas parece que elas nao sao prioridades para os nossos candidatos.

    ResponderExcluir
  10. Fala Nich,
    Como Giba escreveu, tem alguns temas que entregam, basta saber se estou correto!
    Muito bom texto, fez mudar meu voto!

    ResponderExcluir
  11. Enganacao isso aqui! Tinha blogueiro dizendo que ia fazer comentários e revelar o segredo...Promete mais que político em época de eleicao!!!!

    ResponderExcluir
  12. É que ao contrário dos políticos, o cara anda meio ocupado cdemais com o trabalho... do fds não passa.
    sds

    ResponderExcluir