sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

É o Rabuja de olho no COP15 - Parte IV

A Europa decidiu providenciar 7.2 bilhões de Euros (uns 10 bilhões de dolares) até 2012 para salvar o mundo. Suficiente? Não sei, mas parece pouco perto dos 25 bilhões de dolares usados para tentar salvar a GM este ano, que por sua vez não se preocupa muito em salvar o mundo. Para mim é mais ou menos como dar 10 bi pro exercito americano matar o Bin Landen, e dar 25 pro Bin Laden comprar mais aviões.


Opondo-se a esta notícia, o primeiro draft oficial de um acordo sugere entre 50% e 95% de redução de emissões até 2050. Neste ponto eles concordam comigo, não precisa gastar muito para mudar o mundo, muito pelo contrário, basta comprometer-se com uma vida mais saudável e com menos luxos dispendiosos. Vão ter até economia. Não sabem como? Perguntem para os Russos! Eles estão dizendo que cumpriram com suas metas estabelecidas em Kyoto e reduziram 34% as emissões comparando com os níveis de 1990.

Enquanto isso os países pobres seguem sendo pobres. Hoje o Sr. Di-Aiping, negociante chefe do G77, grupo formado por 130 países em desenvolvimento (na minha época, 3o mundo ou sub-desenvolvidos) saiu de bico porque não não está conseguindo sugar tanto dinheiro dos paises ricos quanto gostaria. Junto com eles os chineses seguem batendo nos americanos que não querem assumir uma responsabilidade histórica sobre o assunto.

Não sei se devemos terminar a semana esperançosos ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário