quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

É o Rabuja de olho no COP15 - Parte III



Várias boas notícias hoje! O Russo vai comparecer no encontro, países em desenvolvimento pressionam países ricos a estabelecer metas mais agressivas (sem necessariamente reduzir as suas), Obama reforça que as mudanças climáticas são também uma preocupação de segurança nacional  (ou os caras são realmente obcecados pelo assunto ou é uma estratégia para fazer os topeiras republicanos se juntarem a ele na luta contra o clima), mas a melhor de todas é:

OS INTERNAUTAS PELO MENOS SE IMPORTAM!


A preocupação do cidadão comum com o tema da COP15 é superficial, medíocre, ridícula, tenho que afirmar, pra não dizer absolutamente irresponsável, caso contrário teríamos uma movimentação muito maior em direção a uma queda de consumo, consumo de porcarias, eletrônicos inúteis, automóveis, petróleo, do planeta em geral. Entretanto, hoje, apenas hoje, o tema bateu todos os outros temas em um dos indicadores mais interessantes sobre o que o mundo está pensando: o Google Trends. Veja um rápido "snapshot" da tela de hoje:




O Google Trends traz estatísticas comparativas sobre o que o mundo está buscando na internet, ou seja, o que as pessoas querem ler, consumir, saber, suas ambições, desejos, necessidades. Hoje, às 22:00, quando olhei na página, tínhamos em primeiro lugar o discurso do Obama ao aceitar o premio nobel da paz deste ano, assunto que veio à tona hoje, no quarto dia do COP15), e em terceiro a cidade sede do encontro,  Copenhagen.
Para reafirmar meu comentário sobre a preocupação do público geral sobre o clima e para exemplificar o que a ferramenta do Google faz, veja o que o Trends me dá ao comparar as palavras "Aquecimento Global", "Flamengo" e "Viver a Vida" (para quem está desavisado sobre as coisas importantes da vida, é o título da nova novela das oito):


Notem que a preocupação com o futuro do planeta é 6,8 vezes menor que sobre a novela das oito, e 12,4 vezes menor que sobre notícias do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário